Marca Registrada

Marca registrada  justifica todos seus esforços em fazer sua empresa crescer. E não é para menos. Imagine um cenário onde você cria seu negócio investindo energia, tempo, recursos e estratégias. Isto durante meses a fio e de repente perder tudo da noite pro dia? Ninguém deseja que isso aconteça, não é mesmo?Marca registrada é um dos pilares de sustentação para negócios sólidos e duradouros.

Conheça agora os passos para ter sua Marca Registrada no INPI.

1) Pesquisa – Sem esse primeiro passo, você poderá ter custos desnecessários com o processo de registro. Entrar com o pedido de registro de maneira equivocada (classificação distorcida e sem atestar similaridade) criará a falsa expectativa de registrar sua marca no ramo de atividade correto.

2) Tipo de Marca – Saiba qual a característica de sua marca. Se é nominativa (somente o nome), figurativa (somente o símbolo) ou mista (junção das características nominativas + figurativas).

3) Classificação do Negócio – Para você ter uma ideia são 34 Classes (com diversas especificações) para quem produz + 11 Classes (com outras dezenas de especificações) para quem entrega um serviço. Em alguns casos, para que haja proteção total da marca, é necessário entrar com mais de dois pedidos de registro da marca em classificações diferentes para produtos / serviços.

4) Proposta da Empresa – Tenha claro o que sua empresa oferece para os consumidores. É oferta de serviços ou fábrica de produtos? Apoie-se no Objeto Social descrito no Contrato Social. Esta é a cláusula onde mostra a que veio sua empresa, seu propósito real.

5) Natureza Jurídica da Empresa – No INPI é possível registrar marcas de Associações, Cooperativas, Microempresas, Microempreendedores Individuais, Empresas de Pequeno Porte, Empresas de Médio e Grande Porte, além de Pessoas Físicas que comprovem oficialmente a atividade exercida. Certifique-se em qual dessas naturezas jurídicas encontra-se seu negócio.

6) Acompanhamento do Processo – Após protocolado o pedido de registro da marca é necessário acompanhar o processo até a publicação do resultado pelo INPI. Para isso, toda semana é publicada na RPI – Revista da Propriedade Industrial as situações em que encontram-se os processos. Durante o prazo de análise (que varia de 24 a 60 meses), podem ocorrer Oposições (terceiros alegando similaridade / anterioridade) e Manifestações (recurso contra Oposições).

7) Publicação do Resultado – O resultado da análise do pedido ocorre com duas situações: deferimento ou indeferimento. Se deferido, confirma-se o Primeiro Decênio da Marca, ou seja, a marca com direito exclusivo em todo território brasileiro. Caso seja indeferido o pedido, cabe recurso. Sem recurso ou mantido o indeferimento, o processo é arquivado.

Direitos da Marca Registrada no Brasil:

  • Exclusividade no Brasil por 10 Anos, renováveis pelo mesmo período, sucessivamente
  • Licenciamento da Marca
  • Possibilidade de Franquear a Marca
  • Venda ou Cessão da Marca
  • Impedimento do Uso por Terceiros
  • Recebimento de Indenização por Uso Indevido
  • Marca como Patrimônio na Contabilidade da Empresa

Tenha sua Marca Registrada e garanta o crescimento vigoroso do seu negócio entrando agora com o pedido de registro.